VI Encontro da Cultura Aeroespacial acontece junto com o Portões Abertos DCTA

Bruxas da Noite, de Ana e Carlos Daróz (8)

Imagem do livro Bruxas da Noite, que será lançado no evento

 

Acontece no próximo sábado, dia 20, em São José dos Campos, o VI Encontro da Cultura Aeroespacial. Em formato único no Brasil, o evento é uma rara oportunidade para um bate-papo com escritores e jornalistas fascinados por aviões e espaço e para compra de livros relacionados ao setor aeroespacial.

O evento promovido pelo Hangar Cultural será realizado das 9h às 17h, junto com o Portões Abertos do DCTA 2018, com shows aéreos, exposição de aeronaves, e praça de food truck. A entrada é livre para todas as faixas etárias e o acesso é pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos.

Cerca de 30 jornalistas, escritores e editores estarão no estande Hangar Cultural com seus livros para receber os visitantes e autografar suas obras sobre aviação civil e militar no Brasil e no mundo, biografias de profissionais que se destacaram na área, e obras com fotografias aéreas impressionantes.

Nesta sexta edição, o evento tem como tema principal os 50 anos do primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O coronel Ozires Silva, líder do projeto, e outros profissionais pioneiros que participaram do desenvolvimento do primeiro avião brasileiro serão homenageados.

Participações e lançamentos

Entre os seis lançamentos já confirmados no VI Encontro da Cultura Aeroespacial, está a mais recente obra da escritora Rita Elisa Seda, “O sonho tem asas – O visionário Carlos Gonçalves“. A obra foi feita em parceria com Vilma Gonçalves, viúva do engenheiro que idealizou e construiu o Uirapuru, primeiro avião brasileiro exportado.

Carlos Gonçalves puxando o Uirapuru,número 006,primeiro fabricado em série, em sua primeira saída da fábrica Aerotec, 1968. Livro Rita Elisa Seda O Sonho tem Asas

Carlos Gonçalves puxando o Uirapuru,número 006,primeiro fabricado em série, em sua primeira saída da fábrica Aerotec, 1968. Livro Rita Elisa Seda O Sonho tem Asas

Também serão lançados no evento os livros “Bruxas da Noite – As aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial“, de Ana e Carlos Daróz; “1964, Precursores da Academia da Força Aérea“, do coronel Cláudio Passos Calaza e Hermelindo Lopes Filho; “ITA – Desenvolvimento  Organizacional e Humano em Tecnologia e Inovação“, de Valderez Ferreira Fraga; “Eu vi, eu vivi, eu estava ali…“, de Luiz Torello; e “Serie Aerolineas n° 12 DH-106 Comet IV“, de Jorge Nuñez Padin.

Além das editoras e escritores acima, estão confirmadas as presenças de Brigadeiro Nelson de Souza Taveira, Coronel Ozires Silva (a partir das 13h), Cesar Rodrigues, Ciro Bondesan, Cláudio Lucchesi, Comandante Luiz Carlos Fernandes de Souza, Dr. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, Flávio Lins de Barros, Hélcio Estrella, Hélio Higuchi, Incaer (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica), João Tilki, Lucita Briza, Luiz Munaretto, Mauro Lins de Barros, Marisa Lucchiari Nunes, Ronaldo Olive, Rubens Heredia (Museu 14 BIS) e Rui Gonçalves.

O que: VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas

Onde: Portões Abertos do DCTA 2018, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos

Quando: 20 de outubro, das 9h às 17h

Entrada: Gratuita

Informações: Portal Cultura Aeroespacial