aeita-2018-405

Bateria Carniceria, dos alunos do ITA, pagando Maomé para o decano Newton Pitombo (T53), presença 100% no Sábado das Origens

neogridAs apresentações realizadas durante o Sábado das Origens 2018, dia 20 de outubro, mostraram uma AEITA atuante em sua missão de apoiar e contribuir, de várias formas, com o engrandecimento do ITA. Dois anos após alterar seu Estatuto para melhor atender às demandas e necessidades da comunidade iteana, a Associação consolida-se como um forte braço de apoio à Escola e de prestação de serviços aos ex-alunos, alunos e professores.

Abrindo os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária, o diretor administrativo da Associação, Arnaldo Barbalho (T77), apresentou o modelo operacional da AEITA que, em 2017, movimentou receitas da ordem de R$ 3 milhões, em suas quatro operações. Como mostra a figura a seguir, o Núcleo AEITA é responsável por administrar quatro operações: FADA (Fundo AEITA de Apoio), Unimed (convênio médico para os associados), ITAEx (Ex-alunos apoiando o ITA) e CASD-FMH8 (Fundo de Manutenção do H-8).

modelo operacional

A Prestação de Contas do exercício de 2017 foi apresentada em seguida e aprovada por unanimidade pelos presentes à AGO.

A continuidade estratégica da AEITA prevê os seguintes projetos e ações em diversas frentes:

Voluntariado – Diretoria de voluntariado

Associados – Programa de benefícios para associados

ITA – Apoio às ações da DAE (Divisão de Assuntos Estudantis) e FMH8;  Desenvolvimento de agenda temática com o ITA

Gestão – Avaliação e implantação das recomendações do Conselho Consultivo;  Implantação de ERP Financeiro

Ambiente empreendedorial – Mapeamento e parcerias estratégicas com mercado (UBER); Valorização da AEITA e captação de recursos

Clique aqui para acessar a apresentação do Arnaldo Barbalho

Em seguida à apresentação de Prestação de Contas, o presidente do Conselho Consultivo da AEITA, Talmir Canuto (T57), relatou a deliberação dos conselheiros a respeito de diversos temas de interesse da comunidade, ao longo de seu primeiro ano de atuação. Além de deliberações estatutárias e da aprovação do orçamento da AEITA, o Conselho discutiu e emitiu pareceres sobre: 1) a posição da AEITA na questão das cotas raciais no Vestibular do ITA 2019; 2) a relação entre AEITA e ITAEx; 3) a pesquisa sobre felicidade mental dos alunos do ITA; 4) o desapego dos ex-alunos do ITA pela AEITA; 5) o ITA frente à BOEING-EMBRAER.

Clique aqui para acessar a apresentação do Prof. Talmir Canuto

Após a apresentação, conforme delibera o estatuto da AEITA, foi realizada a eleição para 50% do Conselho. Os membros eleitos foram: Talmir Canuto Costa (T57) (reeleito como membro e como presidente do Conselho Consultivo), Antônio Guerra (T75) (eleito como vice-presidente do Conselho Consultivo) e Aguinaldo Mendes da Silva (T77). Os seguintes membros permanecem por mais um ano: Jacques Lafosse (T78), Paulo Lourenção (T77) e João Paulo Ferreira (T08).

Dando continuidade à programação da AGO, a Profa. Cristiane Lacaz, da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE, antiga DIVAL), apresentou o projeto Bolsa Aluno. A iniciativa, uma parceria entre a AEITA, a DAE e o Serviço Social do DCTA, é mantida com recursos do FADA (Fundo AEITA de Apoio) e concede atualmente bolsa de 500 reais mensais a 32 alunos em situação de vulnerabilidade social e financeira. Além da Bolsa, o FADA viabiliza ajudas emergenciais, como compra de medicamentos, por exemplo, e apoio educacional, como financiamento de cursos de línguas e empréstimo de notebooks.

Clique aqui para acessar a apresentação da Profa. Cristiane Lacaz

Encerrando a manhã, o presidente do Conselho Diretivo da ITAEx (Ex-Alunos apoiando o ITA), Fábio Kupper (T79), apresentou as atividades dessa iniciativa em 2018 e as perspectivas para 2019. Este ano, 54 projetos estão sendo apoiados com recursos da ordem de 517 mil reais, aportados por diversas turmas.

Kupper também convidou os presentes a divulgarem e a participarem da próxima Caravana ITAEx, que será realizada no dia 24 de novembro. Será mais uma oportunidade para interagir com a comunidade de alunos e para ver os resultados dos projetos apoiados pela ITAEx. Haverá ônibus saindo de São Paulo e Campinas. Informações: jseffrin@itaex.com.br

Clique aqui para acessar a apresentação do Fábio Kupper (T79)

Após a AGO, o Sábado das Origens 2018 prosseguiu com o glorioso churrasco, com direito à animação da fantástica bateria dos alunos do ITA – a Carniceria!

Veja fotos

Agradecimento

Ao apoiador Neogrid

neogrid

Aos parceiros: Casa Bauducco; Agência de turismo I Love Travel; Mary Kay; Silvana Santos, coaching em massagem e estética; SD Design de Sobrancelhas; Unimed SJCampos, ITA Carniceria.

Aos hotéis: Nacional Inn, Novotel e San Diego

Aos prestadores de serviço: Buffet Barsotti; La Cava Eventos; MM Sound Eventos; Amplitude Tendas; Arte e Foco Fotografia; Sam Master Canecas e JK Ingressos.