premio weis2018

Prêmio Weis: escolha dos homenageados é feita pelos alunos

Comemorando o Dia dos Professores, o ITA recebeu, em 15 de outubro, a quarta edição do Prêmio Weis. Organizada pelos alunos do Departamento Acadêmico, órgão do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), a premiação teve por objetivo reconhecer o excelente trabalho realizado pelos professores no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Foram agraciados 22 docentes.

Apoiado pela ITAEx / AEITA, o prêmio presta homenagem a Carl Herrmann Weis, docente do Departamento de Química que inspirou gerações de iteanos. Este ano, o evento contou com um palestrante especial: o engenheiro eletrônico da T07 André Martin Narciso, ex-consultor associado da Bain&Company e atual CFO da Quero Educação, uma plataforma de marketing educacional que desenvolve soluções para ajudar escolas a captar e manter seus alunos.

Assista ao vídeo sobre o Prêmio Weis

Veja as fotos do Prêmio Weis

O Prêmio Weis é realizado por uma pesquisa eletrônica e voluntária que é divulgada para todos os alunos por um prazo de duas semanas. Cada aluno escolhe de 0 a 3 professores que lhe deram aula no semestre, com espaço para adicionar professores de disciplinas eletivas. Todos os votos são justificados e pretende-se compilar e mandar as justificativas para os respectivos professores. Para a seleção dos vencedores, são utilizados os seguintes critérios: 1) haver um mínimo de 30% de participação da turma; 2) o professor ter recebido um mínimo de 75% dos votos da turma. Critério para destaque: o professor ter recebido mais de 95% dos votos da turma.

Confira a lista dos professores premiados:

2º Semestre 2018:

– Adriano Neto

– Nicolau Rodrigues

– Manish Sharma

– Alberto Adade

– Rafael Thiago

– Alessandro Oliveira

1º Semestre de 2018:

– Brutos Abel

– Lara Teles

– Juliana Bezerra

– Cláudia Andrade

– Eliseu Lucena

– Yukio Sugimoto

– Roberto Kawakami

– Marcelo Pinho

– Alexander Pasqual

– 1º Ten Agnelo

Premiações Especiais:

– Fábio Mokarzel

– Ten Cel Porto

– Maurício Morales

– Cleber

– Armando Gouveia

– Ten Paulo Arthur

Quem foi o Prof. Weis

Carl Herrmann Weis foi um pesquisador e químico brasileiro que lecionou no ITA entre os anos de 1952 e 1990.  Nascido em 8 de novembro de 1928, Weis está entre os químicos mais respeitados do país, considerado pelos alunos um professor que ensinava muito mais do que a matéria universitária: ensinava a pensar

Dentre outras proezas, Weis era conhecido por ser ambidestro e escrever os dois eixos cartesianos no quadro ao mesmo tempo. Também ficou famoso nos corredores da faculdade pela sua atenção e paciência em corrigir todos os exercícios de todas as provas e por suas frases célebres: “Isso não me comove!” e “Tudo flui!”. Faleceu aos 84 anos, no dia 21 de janeiro de 2013, em São José dos Campos.

Confira a homenagem “Sócio Honorário da AEITA”, prestada ao professor Weis em 2011.