DSC_0439_red

O Prof. Daniel Hastings, do MIT, foi o convidado para ministrar a Aula Magna ITA 2019

O ano letivo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) teve início oficialmente nesta segunda-feira (11/3), com Aula Magna do Prof. Daniel Edgar Hastings, chefe do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Com o tema “Is a new space enterprise coming?”, a aula abordou as tendências no setor espacial e temas como novas tecnologias, comercialização e capacidades de sistemas espaciais.

No início da solenidade, foi exibido pela primeira vez o vídeo teaser de divulgação do projeto ITA 70 anos, uma parceria do ITA com a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) para as comemorações das sete décadas de fundação do Instituto, em 2020. A iniciativa, que prevê a realização de uma exposição e o lançamento de um livro apresentando a história do ITA e sua visão de futuro, está em fase de captação de recursos via leis de incentivo fiscal e patrocínio direto.

Assista ao vídeo

Veja fotos

Acesse o site ITA 70 anos

Destaque de engenharia

Antes da Aula Magna, os engenheiros e professores do ITA que se destacaram em 2018 foram homenageados:

Láurea Casimiro Montenegro Filho – concedida pela Fundação Casimiro Montenegro Filho aos docentes do ITA que desenvolvem e utilizam práticas e abordagens pedagógicas com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A premiada foi a Professora Doutora Lara Kuhl Teles.

Láurea Lacaz Netto – concedida pela empresa Litoral Engenharia de Desenvolvimento ao formando que realizou o melhor trabalho de graduação. Os premiados foram o engenheiro Mecânico-Aeronáutico Ilmo Caldas Neto e seu orientador Coronel Aviador Henrique Costa Marques.

Prêmio Octávio Barbosa da Silva – concedido pela empresa Litoral Engenharia de Desenvolvimento ao melhor formando do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica. O premiado foi 1º Tenente Guilherme Basso Pelusi.

Prêmio Professor René Marie Vandaele, Richard Robert Wallauschek e Fernando Pessoa Rebello – concedidos pela Embraer ao melhor formando dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica, respectivamente. Os premiados foram: o 1º Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago, 1º Tenente Igor Ponte Portela e o engenheiro Guilherme Renato Martins Unzer.

Prêmio Professor Celso de Renna e Souza – concedido pela empresa CONSUB ao melhor aluno do curso de Engenharia de Computação. O premiado foi o engenheiro Giancarlos Ferrigno Poli Ide Alves.

Prêmio Engenharia Aeroespacial – concedido pela Airbus Defense and Space ao melhor aluno do curso de Engenharia Aeroespacial. O premiado foi o 1º Tenente Tibor Thiesen Dumont Pitrez.

Prêmio Força Aérea Brasileira e Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa – concedidos ao melhor formando militar e ao melhor formando geral. O premiado foi o 1º Tenente engenheiro aeronáutico Matheus Pacheco Guanabara Santiago.