itandroids_051218

A ITAndroids, equipe de robótica do ITA, participará da Robocup 2019, a copa mundial de robótica, que ocorrerá em Sydney, Austrália, de 2 a 8 de julho desse ano. A equipe foi classificada entre as melhores do mundo para competir em três ligas: Robocup Soccer 2D Simulation, Robocup Soccer 3D Simulation e Humanoid Kid Size League. Com isso, a equipe faz parte de um grupo internacional de pesquisadores que trabalham para cumprir a meta de longo prazo da competição: até 2050, um time de robôs vencer o time de humanos campeão da última Copa do Mundo.

A iniciativa ITAndroids tem o apoio da ITAEx, da AEITA, do ITA e de outros patrocinadores. Porém, ainda necessita de apoio financeiro para finalizar o custeio da competição. Para isso, pedimos sua ajuda através do nosso Crowdfunding, disponível em https://www.vakinha.com.br/vaquinha/itandroids-na-robocup-2019.

Em todos os projetos, os robôs devem ser completamente autônomos, de modo que tomam decisões através da inteligência artificial, sem contar com ajuda de humanos. Como o nome indica, a liga Soccer 2D envolve uma partida de futebol entre dois times de 11 robôs simulados cada em um ambiente computacional bidimensional. Nesse caso, o foco está no desenvolvimento de avançados algoritmos de inteligência artificial para tomada de decisão cooperativa do time. Já na liga Soccer 3D, tem-se um ambiente simulado realista, em que os robôs são humanoides e devem manter o equilíbrio enquanto andam através de complexos algoritmos de controle de movimentos. Nessas ligas de simulação, os membros programam previamente a inteligência dos robôs, que não pode ser alterada durante a partida.

Já na categoria Humanoide, deve-se lidar com as dificuldades introduzidas por um robô real, assim o desafio reside principalmente no desenvolvimento de hardware e de habilidades computacionais mais básicas, como a percepção do ambiente e o controle de movimentos. A equipe atualmente compete com um time de 4 unidades do robô Chape, que foi desenvolvido para a RoboCup 2017, e cujo projeto sofreu várias melhorias desde então. Para a RoboCup 2019, a equipe está também desenvolvendo um protótipo do Chape 2ª geração, um novo robô de estatura maior (65 cm), de forma a se adiantar a mudanças de regras previstas para o próximo ano.

Nos últimos 8 anos, a equipe construiu uma forte tradição de bons resultados em competição, especialmente na América Latina. Nesse período, a equipe conquistou 30 prêmios em competições. Na última competição latino-americana, a ITAndroids foi a equipe com maior número de troféus, conquistando 6 prêmios, 3 de 1º lugar e 3 de 2º. Na RoboCup, a equipe tem se desenvolvido rapidamente. Em 2017, o humanoide ficou em 14º lugar, enquanto em 2018, já subimos para 7º lugar!

A ITAndroids entende que excelência a nível mundial não é construída da noite para o dia, portanto considera que se manter evoluindo na competição internacional ano após ano é essencial para chegar no nível dos melhores do mundo. Além disso, a equipe destaca que o maior objetivo com tudo isso é o ganho intelectual dos alunos do ITA, que, além do contato com pesquisa aplicada de ponta, aprendem na prática como conceber um projeto de engenharia de alta complexidade.

Prof. Dr. Marcos Maximo

Presidente da ITAndroids