Bandeirante da Força Aérea Uruguaia

Bandeirante da Força Aérea Uruguaia

A Embraer celebra 50 anos de vida em 2019, com uma história de realizações reconhecida mundialmente, reunindo qualidade, inovação e sucesso de alto padrão. Fundada em 1969, a empresa global sediada no Brasil possui negócios em Aviação Comercial, Executiva & Agrícola, Defesa & Segurança e Serviços & Suporte, projetando, desenvolvendo, fabricando e comercializando aeronaves, sistemas e suporte ao cliente. Desde que foi criada, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves e, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela companhia decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

Conheça agora mais sobre as conquistas da Embraer em cada uma de suas áreas de atuação:

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Há quase 20.000 funcionários no mundo, incluindo 1.800 em subsidiárias. A Embraer oferece atualmente um portfólio de jatos comerciais e executivos, aeronaves e sistemas de defesa e segurança, aeronaves agrícolas e uma plataforma de produtos e serviços de suporte.

Neste meio século, a Embraer entrou em um mercado muito competitivo, enfrentou e superou as turbulências, sempre acreditando na excelência para explorar novos horizontes. Impulsionada pela ousadia que posicionou a Embraer em seus 50 anos como uma empresa inovadora e além do seu tempo, está mais do que pronta para continuar alcançando altitudes mais elevadas pelos próximos 50 anos, que já começaram.

Aviação Comercial

A empresa tem 100 clientes de todo o mundo operando as famílias de aeronaves ERJ e E-Jet. Quase 900 aeronaves da família de jatos regionais ERJ 145 de 37, 44 e 50 assentos foram entregues às companhias aéreas desde sua introdução em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves maiores que têm entre 70 e 130 assentos. Os E170, E175, E190 e E195 definem o padrão em sua categoria com sua engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines espaçosas e ergonômicas com assentos de dois por dois e economia operacional atraente.

Em 2013, a Embraer lançou o E-Jets E2, a segunda geração da família de E-Jets de aeronaves comerciais composta por três novos aviões – E175-E2, E190-E2, E195-E2 – com capacidade para 70 a 146 passageiros. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 entregas para cerca de 70 companhias aéreas em 50 países, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais, operando em uma variedade de aplicações de negócios.

Defesa & Segurança

A Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas, como aplicações C4I (Comando, Controle, Comunicação, Computadores e Centro de Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, controle de tráfego aéreo e sistemas de comunicação, sistemas integrados de monitoramento de fronteiras e vigilância, bem como aeronaves de transporte militar e governamental. Com uma presença crescente no mercado global, os produtos da Embraer Defence & Security estão em serviço em mais de 60 países.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria enquanto apresenta o menor custo de ciclo de vida com um potencial de mercado internacional. O A-29 Super Tucano, aeronave de ataque leve e treinamento avançado, também é mundialmente renomado e selecionado por 15 Forças Aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Aviação Executiva

A Embraer é um dos principais fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste mercado em 2000 com o jato Legacy, que levou ao lançamento dos jatos executivos da Embraer em 2005. A Embraer lançou em 2018 os novos jatos Praetor 500 e Praetor 600, executivos de médio e grande porte com tecnologia fly-by-wire completa e redução ativa de turbulência, introduzindo um alcance sem precedentes em suas categorias.

Seu portfólio, o mais amplo do mercado, também é composto pelos Phenom 100EV e Phenom 300E, os Legacy 500 médios e Legacy 450 mid-light, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota global da Embraer em Jatos Executivos supera 1.200 aeronaves, que estão em operação em mais de 70 países e contam com a rede global de suporte e serviços ao cliente da empresa, composta por 70 centros de serviços próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7. sede, no Brasil.

Serviços & Suporte

A Embraer Serviços & Suporte foi estrategicamente criada no final de 2016 para alavancar os negócios pós-venda da Embraer, criando sinergia entre todas as unidades de negócios, promovendo eficiência e desempenho global e respeitando as especificidades de cada segmento e região. Seja Comercial, Executivo, Defesa e Segurança ou Aviação Agrícola, o foco é pensar no amanhã e reter a fidelidade do cliente. A Embraer possui mais de 2.300 pessoas posicionadas no mundo para atender mais de 1.700 clientes, entendendo suas necessidades com mais de 5.600 aeronaves, após a entrega de um avião.

O novo portfólio de produtos, serviços e soluções TechCare abrange os seguintes segmentos: Treinamento, Manutenção, Materiais, Modificações de Aeronaves, Operações de Voo, Suporte de Campo, Suporte Técnico e Soluções Inovadoras. A Embraer já oferece atendimento e suporte ao cliente em mais de 100 países, tanto para a Aviação Comercial quanto para a Aviação Executiva, aproximadamente 30 países para Defesa e Segurança e três países para a Aviação Agrícola.

Aviação Agrícola

O espanador Ipanema é um dos primeiros aviões lançados pela Embraer e fabricados ininterruptamente há quase 50 anos na unidade de Botucatu, no Estado de São Paulo. A Companhia celebrou em 2018 a entrega de 1.400 unidades da aeronave Ipanema, líder no segmento de aviação agrícola no Brasil, com 60% de participação de mercado. Movida por energia renovável (etanol), a aeronave é mais ágil e eficiente, o que garante maior produtividade.

As principais culturas que demandaram o avião são: soja, milho, algodão, canade-açúcar, banana, citros, eucalipto e café. Multitarefa, pode ser usada para espalhar sementes, combater vetores e larvas, em combate primário a incêndios e assentamento fluvial.

EmbraerX

A inovação faz parte do DNA da Embraer e não se limita ao desenvolvimento tecnológico de aeronaves. A companhia tem uma longa história de inovação e a capacidade de encontrar nichos de negócios e produtos inexplorados. A EmbraerX, subsidiária integral, existe para construir negócios disruptivos, considerando que o transporte provavelmente será interrompido pelo crescimento exponencial de novas tecnologias, bem como o desenvolvimento de novos modelos de negócios. O projeto eVTOL, por exemplo, nasceu dentro da EmbraerX para aliviar um problema de mobilidade em cidades congestionadas em todo o mundo, o que afeta a qualidade de vida de uma quantidade significativa de pessoas. Com essa visão de que a aviação sob demanda tem o potencial de melhorar radicalmente a mobilidade urbana, a EmbraerX acredita que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades urbanas congestionadas.

O desenvolvimento econômico massivo nos centros urbanos levou ao adensamento populacional a um extremo que causa o contínuo congestionamento de estradas, apesar da expansão do transporte alternativo, como trens, acima ou abaixo do solo. A mobilidade aérea urbana pode ser alavancada usando o eVTOL (decolagem e aterrissagem elétrica). No entanto, todo o ecossistema deve ser desenvolvido, o que exige uma integração significativa entre plataforma de compartilhamento de carona, fabricante de aeronaves, infraestrutura para vertiports, gerenciamento de tráfego aéreo, autoridades de certificação, etc.