Caros colegas,

Este Comunicado, publicado em edição extraordinária do Suplemento Online em 17 de setembro de 2020, visa esclarecer acontecimentos recentes sobre a proposta de criação, pelos alunos do ITA, de uma associação para captação de recursos financeiros. Talvez vários colegas tenham recebido e-mail, por eles enviado, tratando desse assunto.

O impacto dessas ações tomadas pelos alunos do ITA, de forte repercussão na comunidade, nos remete a fazer alguns esclarecimentos e tomada de ações.

1. Fatos e dados do conhecimento da AEITA

2020-09-11 sex – AEITA recebeu ligação de associado, fortemente ligado à AEITA e ITAEx, informando que havia recebido e-mail com assunto “Ajude o H8”, e enviado pela Diretoria de Captação do CASD, que tratava de um apelo à proposta de criação de uma associação, nomeada de “Associação Jean Paul Jacob”, cujo propósito seria facilitar a captação de recursos para o H8, além do que o atual Fundo de Manutenção do H8 já arrecada. Havia um anexo em PDF com a motivação para a captação de recursos, incluindo conta bancária para o recebimento de recursos financeiros para a manutenção operacional da futura associação.

imagem1_esclarecimento

Figura 1: Print da mensagem original do CASD

O posicionamento do associado foi de estranhamento dessa iniciativa do CASD, tendo em vista que conhece as operações levadas a efeito junto ao ITA, CASD e manutenção do H8, tanto pela AEITA quanto ITAEx.

2020-09-11 sex – Tratamento interno da situação pela Diretoria AEITA.

2020-09-13 dom – Troca de mensagens instantâneas entre o Presidente da AEITA e o Presidente do CASD para situar-se sobre a questão.

2020-09-14 seg – Encaminhado do e-mail original do CASD para a DAE (Divisão de Assuntos Estudantis), que não estava a par dos fatos, e que, ato contínuo, acionou a ProGrad (Pró-Reitoria de Graduação).

2. A comunicação da ProGrad

2020-09-15 ter – A ProGrad encaminhou e-mail à DAE, e outros copiados, solicitando divulgar resposta oficial do ITA à comunidade iteana diante dos fatos ocorridos.

imagem2_esclarecimento

Figura 2 – Print do e-mail da ProGrad

3. Reunião com ITAEx

2020-09-16 qua – Houve reunião entre AEITA e ITAEx, por solicitação do Presidente da AEITA, tendo em vista que AEITA e ITAEx são associações irmãs e que trabalham com grande parceria e integração entre ambas e também com o ITA, CASD e alunos, personagens da mesma comunidade.

O objetivo era trocar informações para esclarecimento melhor dos fatos e tomada de ações conjuntas dentro do seus âmbitos.

Dentre os assuntos tratados, pode-se resumir:

  • Ambas as associações foram tomadas de surpresa pelos fatos
  • Houve total desaprovação de ambas as associações à iniciativa do CASD
  • A AEITA decidiu que iria fazer um comunicado à comunidade de associados, diante do pedido da ProGrad

 

4. Posição da Diretoria da AEITA

A Diretoria da AEITA é contrária à criação de nova associação a ser operada por alunos do ITA, a exemplo do ocorrido com a associação anterior de alunos (AASD – Associação Acadêmica Santos Dumont), que foi extinta no ano passado.

O caso vivenciado por essa associação demonstrou que a necessária carga de envolvimento dos alunos, associada à requerida especialização em conhecimentos de gestão administrativa, gestão financeira e contábil, além de jurisprudência, e a volatilidade na ocupação dos cargos, não logrou bom êxito. A carga é incompatível com as demais obrigações acadêmicas dos alunos.

Além disso, a AEITA também discorda que a tomada de iniciativa de ações relativas à manutenção do próprio nacional denominado “Alojamento do H8” seja de competência de alunos do ITA. A entidade competente para tal é o próprio ITA ou seu delegado legal.

A todos os associados as nossas sempre cordiais saudações iteanas!

São José dos Campos, 17 de setembro de 2020

Diretoria da AEITA