A Assembleia Geral Ordinária da AEITA, realizada em sessão virtual no dia 24 de outubro, aprovou por unanimidade as contas da Associação referentes ao exercício 2019/2020.

O presidente da AEITA, Rafael Rosa (T04), apresentou as realizações da Associação em 2019/2020. Em seguida, o diretor financeiro, Marcelo Dias Ferreira (T94), apresentou a prestação de contas.

Nessa data, também houve a renovação de 50% dos membros do Conselho Consultivo.

Foram candidatos: Antônio Guerra (T75) (reeleição), Kleber Grasso Rodrigues (T76’), Felipe Eudes Pontes Fernandez (T90), Herbert Kimura (T93), Mario Henrique Trentim (T03) e Bruno Avena De Azevedo (T10).

Confira abaixo a nova composição do Conselho:

Mario Henrique Trentim (T03) (Presidente)
Bruno Avena De Azevedo (T10) (Vice-presidente)
Kleber Grasso Rodrigues (T77)
Carlos Alberto Barroso De Souza (T60)
Jacques Roberto Lafosse (T78)
Celso Ferraz Do Amaral (T87)

Veja a apresentação do presidente da AEITA, Rafael Rosa (T04)

Participação do Reitor

O reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, foi convidado a participar da AGO e apresentou as principais ações e realizações de 2020, com destaque para:

– Realização do CPOR para os alunos do 1º ano, com período reduzido, mas mesma carga horária, em função da pandemia. Após a formatura, os estudantes retornaram às suas casas.

– Realização das aulas online em função da pandemia.

– Organização da formatura presencial, restrita aos familiares, em dezembro de 2020.

– Organização do Vestibular 2021, presencial. Este ano, houve cerca de 9.700 inscritos, número inferior à média histórica, que é de 12.000.

– O curso de Engenharia de Computação, além de obter a faixa 5 (maior faixa) no Enade, obteve também o maior conceito Enade (contínuo) entre todos os cursos de Engenharia de Computação, avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial também alcançaram a faixa 5 no Enade e o curso de Engenharia Civil obteve a faixa 4, no mesmo exame. O Conceito Enade é um indicador de qualidade do Ministério da Educação que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo INEP/MEC.

– 2 dos 8 blocos dos novos H8 estão concluídos e já há recursos para a finalização de outros 3 blocos. O Ministério da Educação apoiou a obra com R$ 150 milhões.

– Renovação de parcerias com instituições internacionais para a realização de intercâmbios.

– Implementação de grade curricular mais flexível, com mais disciplinas eletivas.

– Implementação dos minors de Inovação e Engenharia Física.

– Projetos que gostaria de viabilizar: Fundo de Endowment do ITA; criação de um Centro de Inovação para permitir a instalação de empresas dentro do ITA.