Dando sequência à sua série de lives mensais em comemoração aos 70 anos do ITA, a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), em parceria com o Invoz, propõe uma discussão sobre “Educação 4.0 – A pandemia como catalisador de mudanças que vieram para ficar”. O evento será no dia 23 de fevereiro (terça-feira), às 20h, com transmissão no canal da Associação no YouTube e pelo Facebook.

O objetivo é trocar experiências sobre como a pandemia acelerou algumas necessárias mudanças na Educação, visando adequá-la, tanto na forma quanto no conteúdo, à realidade e expectativas de pais e estudantes das diversas faixas etárias.

O encontro virtual terá a participação de Daniel Fonseca Lavouras, engenheiro aeronáutico formado pelo ITA e diretor do Departamento de Difusão e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e Nicolau Arbex Sarkis, engenheiro aeronáutico formado pelo ITA e presidente do Poliedro Educação. A live será mediada pelo jornalista Rui Gonçalves, diretor cultural do Invoz.

Dentre os temas que serão debatidos, destacam-se:

Qual o aprendizado, para o setor de Educação, neste quase um ano de isolamento social?

As escolas e os sistemas de ensino desenvolveram novas estratégias para atender ao novo formato de aulas e atividades pedagógicas?

Quais as perdas e ganhos nas diferentes etapas do ensino – fundamental, médio e universitário?

Qual o impacto ausência de socialização entre os estudantes no desempenho escolar?

A programação de lives da AEITA se estenderá até maio de 2021, quando está previsto o lançamento do livro e exposição “Asas para que te quero”. A ideia é abordar temas da atualidade e também relacionados à história e às áreas de atuação do ITA.