Armazenamento de energia: A peça faltante para enfrentar a Emergência Climática?

Armazenamento de energia: A peça faltante para enfrentar a Emergência Climática?

Anote na agenda!

Nesta sexta-feira (17/5), às 18h (horário de Brasília), tem mais um Encontro com o Futuro!

Título: Armazenamento de energia: A peça faltante para enfrentar a Emergência Climática?
Palestrante: Eng. Aniella Descalzi

Apresentação: Arnaldo Vieira de Carvalho (T73)
Mediação: Paulo Ignácio de Almeida (T73)


A engenheira Aniella Descalzi falará sobre “Armazenamento de energia: a peça faltante para enfrentar a Emergência Climática?” Na pauta, o papel crucial do armazenamento de energia elétrica como uma peça fundamental do sistema elétrico, especialmente diante da alta penetração de energia renovável. Juntos, refletiremos sobre a urgência de substituir os combustíveis fósseis, em especial o carvão, e enfrentar a emergência climática. O armazenamento de energia elétrica é uma peça fundamental do sistema, trazendo consigo a flexibilidade sistêmica, permitindo a compatibilização entre as rigidezes na produção e no consumo de energia. Apesar dos avanços, ainda enfrentamos desafios relacionados às barreiras de mercado e às doutrinas de operação técnica para sua eficiente adoção.

Aniella Descalzi é Engenheira Elétrica pela Universidad de Chile, possui um MBA Executivo com foco no setor elétrico pela FGV-RJ e Pós-Graduação em Inclusão Trabalhista para pessoas com incapacidades pela Universidad de Chile. Atualmente participa do WG de energia da APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation) e membro do comitê brasileiro da GEIDCO (Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization). Tem um forte envolvimento em trabalhos voluntários sociais e técnicos na Cigre Chile, onde lidera o WG de armazenamento energético desde 2021.

Clique aqui para assistir o encontro.

Voltar para as notícias

Para comentar, você precisa solicitar autorização aos recursos exclusivos

Caso ainda não tenha feito, preencha aqui sua solicitação de acesso. Se você já estiver cadastrado no nosso banco de dados, o processo de autorização é automatizado.