AEITA-CE promove encontro entre representantes da Petrobras e do ITA

AEITA-CE promove encontro entre representantes da Petrobras e do ITA

A AEITA-CE promoveu a ligação entre duas grandes instituições nacionais: a Petrobras e o ITA. O encontro ocorreu em Fortaleza (CE) nos dias 18 e 19 de janeiro e contou com as presenças do ex-reitor do ITA, Anderson Correia, e do atual reitor, Guilherme Lorenzi (T82), além de várias gerências da Petrobras: Energias Renováveis, Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES e Universidade Petrobras – UP.

Os encontros ocorreram em parceria com o Governo do Estado do Ceará, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE, cortesia da secretária Sandra Nunes e com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, liderada pelo secretário Salmito Filho.

Além dos iteanos da AEITA-CE, esteve presente o presidente da AEITA, Alex Pereira (T04).

Parcerias

A iniciativa foi bastante produtiva e evidenciou como ITA e Petrobras podem evoluir em parcerias de ensino e pesquisa em Energias Renováveis para o nascente Campus de Fortaleza.

Os reitores do ITA demonstraram a grande ênfase em ensino de Engenharia de Energias Renováveis que haverá no Ceará. Os gerentes da Petrobras mostraram, da mesma forma, a intenção de continuar produzindo óleo e gás com menor produção de CO2, captura de CO2, descarbonização, biocombustíveis e transição energética.

A Petrobras explicou como já estão previstas cifras bilionárias para acelerar projetos de baixo carbono.

A sinergia entre as instituições, apoiadas pelo Estado do Ceará, é rapidamente percebida.

Com a Universidade Petrobras-UP e o ITA, já se falou na construção de uma Pós-Graduação em Energias Renováveis, programa que poderá ser oferecido pelo ITA. Assim, o programa servirá para treinamento dos funcionários da Petrobras, havendo eventual compartilhamento de professores entre ITA e Petrobras.

Como contrapartida, a Petrobras poderia exercer o papel de financiar laboratórios de pesquisa e ensino no Campus de Fortaleza do ITA.

Criação de valor

Todos os presentes perceberam como futuras parcerias criarão bastante valor para as partes. A Petrobras já tem parcerias com o Campus de São José dos Campos do ITA, de forma que as conversas realizadas facilitarão a criação das parcerias com o ITA em Fortaleza.

Igor Pires (T12), Diretor da AEITA-CE, celebra a formação precoce de uma tripla-hélice em Engenharia de Energias Renováveis:

  1. Estado do Ceará
  2. Academia: ITA
  3. Empresa/Indústria: PETROBRAS

“Como a Embraer foi criada a partir de uma grande parceria entre Estado Brasileiro, ITA e indústrias privadas para criar produtos revolucionários para o país, o ITA em Fortaleza, tão rapidamente, atraindo a vontade da maior empresa do Brasil (Petrobras), num timing excelente para a transição energética, já nasce com a vocação de revolucionar em energias renováveis.”, explica Igor Pires. “Atrair a Petrobras para o “ITA das Energias” será bastante estratégico, uma grande conquista”.

Encontro ITA-PETROBRAS-SECITECE-AEITA 19/01

Voltar para as notícias

Para comentar, você precisa solicitar autorização aos recursos exclusivos

Caso ainda não tenha feito, preencha aqui sua solicitação de acesso. Se você já estiver cadastrado no nosso banco de dados, o processo de autorização é automatizado.