Indicados e Resultado da Votação da Medalha Montenegro - 4a Edição

Esta edição contou com candidatos das turmas 83 a 85. A votação esteve aberta de 9 a 24/08. E a cerimônia de entrega da Medalha ocorrerá no Sábado das Origens de 11/10.

  • Frederico Fleury Curado, formado pelo ITA (1983) e com MBA Executivo na FEA/USP, foi peça-chave na consolidação da Embraer como líder global em aviação. Ingressou na empresa ainda jovem e, como Vice-Presidente Executivo de Aviação Comercial, obteve o maior crescimento da carteira de pedidos da história da companhia. De 2007 a 2016, como Diretor Presidente, liderou um período de expansão e inovação, fortalecendo a presença internacional, diversificando produtos e serviços e ampliando o mercado de pós-venda.
    Sob sua gestão, a Embraer destacou-se na aviação executiva, com o Phenom tornando-se líder mundial na categoria, consolidou sua posição na aviação comercial e avançou estrategicamente na área de defesa. Entre os marcos, estão o desenvolvimento do KC-390 para a Força Aérea Brasileira, a modernização dos A-4 e a implantação do sistema de vigilância de fronteiras SISFRON para o Exército.
    Seu legado inclui também o reconhecimento internacional, como o prêmio Tony Jannus, recebido em 2012 por sua contribuição à aviação global. Após deixar a Embraer, Curado presidiu o Grupo Ultra (2017-2022), consolidando-se como um dos líderes empresariais mais respeitados do país. Sua trajetória inspira engenheiros e executivos, reafirmando sua relevância para a indústria e tecnologia brasileiras.

  • Participa de Conselhos de instituições privadas e da sociedade civil. Dentre elas: Presidente do Conselho da ONG Agente que atua há 35 anos na educação de crianças em
    comunidades carentes e que já inseriu vários jovens em universidades públicas.

    Membro do Conselho Diretor (2012-24) e Curador (2024-28) da FCMF buscando projetos para o ITA em parcerias com instituições privadas que chegou a R$ 500 milhões em
    execução em 2025.

    Também voluntário na diretoria de captação de recursos do ITAEx. para projetos de
    alunos e professores.

    Como “country manager” da HP Software e VP da HP Brasil, e como gerente geral da NEC
    Tecnologia, trabalhou por 25 anos na implantação das redes de internet e cloud computing nas empresas privadas e governo no Brasil. Eleito Executivo de Tecnologia do ano de 2012 pela Associação de Executivos de Alta Gestão.

    Foi professor por 30 anos na PUC de SP e no Grupo Anhanguera, preparando alunos de graduação em redes de computadores e sistemas operacionais, e também na pós
    graduação nos programas sobre teoria dos jogos econômicos e gestão executiva.

    Formou em engenharia eletrônica no ITA em 1984,
    especialização em robótica no Japão, pós graduação no CEAG e Mestrado em Economia pela FGV. Concluiu o programa de Gestão Executiva da Graduated School of Business de Stanford.



  • Foi cientista, pesquisador, engenheiro, mentor, executivo, intraempreendedor e empreendedor, além de integrar conselhos de fomento e inovação como Finep, CGEE e Sebrae SP. Atualmente atua como conselheiro em empreendedorismo, dedicando-se principalmente à família e ao apoio a inúmeros “sobrinhos” e “sobrinhas”.
    Passou 26 anos na Embraer, com experiência em engenharia, pesquisa aplicada e marketing da aviação comercial; 2 anos na Vale, estruturando incubação de negócios derivados de projetos de pesquisa; e 4 anos no IPT, liderando o Laboratório de Estruturas Leves no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.
    Sua principal realização foi criar a área de pesquisa aplicada na Embraer, estabelecendo processos que permanecem vigentes e possibilitaram cooperação sistêmica com universidades e institutos, no Brasil e no exterior, aproveitando fomento governamental. Esse trabalho consolidou a participação da empresa em projetos europeus e viabilizou a criação do Centro de Pesquisa em Engenharia da FAPESP no ITA, o FLYMOV — legado de cerca de 10 anos no Desenvolvimento Tecnológico.
    Também se destacou na ANPEI, onde atuou voluntariamente por 14 anos, sendo presidente de 2006 a 2008, após dois anos como vice-presidente.
    Contribuiu ainda para a criação do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, deixando um impacto duradouro no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação brasileiro.

Resultado da Votação

A votação foi apertada e teve um empate no 2o lugar. O ganhador foi o colega da turma 84 Silvio Maemura com 64 votos.