Votação da Medalha Montenegro
Resultado
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Confira aqui a contagem de votos
Com 77 votos de um total de 159, Luis Carlos Affonso da T82 é o iteano agraciado com a Medalha Montenegro, em sua segunda edição em 2024.
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Indicados ao prêmio
Luis Carlos Affonso - T82
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Luís Carlos Affonso é atualmente o Vice Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer e também atua como Presidente do Conselho de Administração da EVE Air Mobility, uma empresa dedicada ao transporte aéreo urbano 100% elétrico.
Affonso se juntou à Embraer como engenheiro aeronáutico em janeiro de 1983, há 41 anos. Em 1995, após servir em diferentes posições com responsabilidades crescentes, se tornou o diretor de engenharia e engenheiro chefe da Embraer.
Desde então, em diferentes funções, liderou o desenvolvimento de todas as novas aeronaves civis -comerciais e executivas- da Empresa, incluindo o ERJ145, os EJets 170/190 primeira e segunda gerações, os Phenons e os Praetors.
Affonso também foi o primeiro líder da Unidade de Negócios da Aviação Executiva da Embraer entre 2005 e 2011, sendo responsável pela sua estruturação como unidade independente, incluindo estratégias de negócios e produtos, marketing, vendas, contratos e serviços para este segmento.
Affonso tem apoiado o ITA ao longo dos anos, tendo participado de comissão de busca de reitor, comissão de planejamento estratégico do ITA, proferido a aula magna em 2024 e liderado a Embraer, junto com o ITA e a FAPESP na criação do primeiro Centro de Pesquisa em Engenharia do ITA, voltado ao futuro da mobilidade aérea. Grande defensor da cultura iteana, teve a satisfação de ver seu filho Rodrigo Castellari Affonso se graduar engenheiro aeronáutico da turma 14 do ITA.
Apaixonado por aviões começou a voar planadores no primeiro ano do ITA e pilota planadores e aviões até os dias de hoje, sendo qualificado para voar bimotores por instrumentos, incluindo os jatos Phenoms e EJets.
No início de 2024 se tornou o primeiro vencedor do "Prêmio Pathfinder", concedido pela "Aviation Week Network" aos que atingiram conquistas extraordinárias no setor aeroespacial em termos globais. -
Frederico Fleury Curado - T83
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Frederico Fleury Curado (MEC ITA 83 com Pós Grad FEA/USP) desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da Embraer como uma gigante global da aviação. Como Diretor Presidente da empresa de 2007 a 2016, ele liderou um período de crescimento vertiginoso e inovação contínua, consolidando a Embraer nos mercados internacionais e elevando-a a novos patamares de excelência. Antes disso, como Vice-Presidente Executivo de Aviação Comercial, Curado assegurou o maior crescimento da carteira de pedidos da história da Embraer, demonstrando sua visão estratégica e habilidade em impulsionar a empresa.
Sob sua liderança a Embraer diversificou sua linha de produtos e serviços, ampliou significativamente sua presença no mercado de pós-venda e suporte aos clientes, cresceu fortemente na aviação executiva (Phenom se tornou o líder mundial na categoria), consolidou-se na aviação comercial, e deu um salto estratégico no atendimento às necessidades de defesa do Brasil, notadamente junto à FAB, com o KC-390 (maior e mais complexa aeronave desenvolvida e produzida no país), à Marinha com as fragatas Tamandaré e a modernização dos aviões A 4, e o Exército com o projeto de vigilância de nossas fronteiras - SISFRON.
Suas realizações ao longo de mais de três décadas na Embraer renderam-lhe, em 2012, o prêmio Tony Jannus, um reconhecimento aos expoentes da aviação global.
Após sua passagem pela Embraer, Curado continuou sua trajetória de sucesso como Diretor Presidente do Grupo Ultra de 2017 a 2022, consolidando sua posição como um dos líderes empresariais mais respeitados do Brasil. Seu legado na Embraer e na indústria aeronáutica brasileira inspira futuras gerações de engenheiros e executivos, reafirmando sua importância no cenário industrial e tecnológico do país. -
Alberto Moreira - T84
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O Prof. Alberto Moreira é Diretor do Instituto de Micro-ondas e Radar no Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e Professor Titular do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), Alemanha, na área de sensoriamento remoto por micro-ondas.
Na década de 90, Moreira teve uma visão de satélites de radar interferométricos e tomográficos para fornecer informações geoespaciais 3D e de alta resolução do sistema terrestre em escala global. Com essa visão, ele direcionou desde o início o foco de pesquisa de seu Instituto DLR para missões SAR inovadoras que fornecem uma contribuição essencial para abordar vários grandes desafios sociais, como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, mobilidade, planejamento de infraestrutura e proteção ambiental.
O impacto que ele gerou é baseado na qualidade, quantidade e amplitude de suas contribuições como cientista, engenheiro, gerente e educador:
• Moreira é o iniciador e principal investigador da missão de radar bi-estático TanDEM-X. Mais de 8 milhões de downloads do conjunto de dados topográficos TanDEM-X disponíveis gratuitamente estão sendo usados em todo o mundo, cobrindo uma riqueza de aplicações geocientíficas na biosfera, geosfera, criosfera e hidrosfera. A topografia TanDEM-X está se tornando a referência para aplicações de geociência e sensoriamento remoto. Mais de 600 milhões de euros de receitas foram alcançados pelo parceiro comercial com o conjunto de dados resultante.
• A missão Biomass (ESA) está usando tomografia de radar polarimétrica como uma linha de base para seu plano de aquisição de dados, uma técnica que Moreira iniciou (1996), desenvolvida posteriormente sob sua liderança por alunos de doutorado. A primeira demonstração de holografia SAR polarimétrica usou dados SAR aerotransportados de múltiplas linhas de base nas bandas L e P. A primeira prova de conceito para formação de feixe digital usou um radar de imagem montado em helicóptero em 1999.
• Moreira liderou o desenvolvimento de sistemas de radar de imagem multicanal com formação de feixe digital, uma tecnologia que também está sendo adotada para a próxima geração de sistemas SAR espaciais para mapeamento global do ambiente da Terra e sua dinâmica, incluindo ALOS-4 (JAXA, Japão), ROSE-L (ESA, Europa), Sentinel-1NG (ESA, Europa) e NISAR (NASA, EUA).
• Moreira recebeu 8 prêmios IEEE renomados, incluindo uma medalha IEEE, foi autor/coautor de mais de 500 publicações e tem mais de 45 patentes concedidas. Moreira supervisionou ou coorientou mais de 50 alunos de doutorado. Moreira atuou como presidente do IEEE Geoscience and Remote Sensing (GRSS) em 2010, membro do comitê administrativo do GRSS por mais de 12 anos e copresidente geral de um dos principais simpósios de sensoriamento remoto IGARSS'12 com mais de 3.500 participantes, bem como do EUSAR'06, a principal conferência sobre sistemas SAR de abertura sintética.
• A renda de bolsas de pesquisa e contratos de terceiros pelos quais ele foi responsável nos últimos 18 anos foi de mais de 104 milhões de euros. As licenças de suas patentes geraram 6 milhões de euros de renda. Seis empresas iniciantes foram fundadas com membros e transferência de tecnologia de seu instituto (Aerosensing/1996, Orbisat/Bradar/2001, MetaSensing/2008, SenSAR/2017, Radaz/2017, TerraLens/2022).
• Como Diretor do Instituto de Micro-ondas e Radar do DLR desde 2001, fez o Instituto ganhar reputação como uma das principais organizações do mundo em tecnologia de radar espacial e aplicações para monitoramento ambiental e pesquisa climática.
Como nota lateral, mais de 50 alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no 4º ano fizeram estágio em seu instituto DLR nos últimos 25 anos. Atualmente, 6 alunos do ITA estão fazendo estágio e o processo de seleção para até 6 alunos do ITA em 2025 já começou. -