Começam os estudos para implantação do modelo ITA no Ceará

Começam os estudos para implantação do modelo ITA no Ceará

O Reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, foi designado pelo Ministro da Defesa para integrar equipe multiministerial que desenvolverá os estudos necessários para a implantação de um campus do ITA no Ceará, ou uma Escola de Engenharia vinculada ao ITA. Trata-se de uma atividade que envolve um acordo de cooperação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, com estudos preliminares com duração de 60 dias.
Uma matéria da Força Aérea Brasileira relata os detalhes iniciais do projeto, com manifestação do Comandante da Aeronáutica e do Ministro da Defesa (confira no site da FAB).
Em texto publicado em seu perfil no Linkedin, o Reitor do ITA afirmou: “Pretendo trabalhar nesta comissão com a maior seriedade possível, com bastante interlocução com a Congregação do ITA e com as associações ligadas ao ITA: Centro Acadêmico Santos Dumont – Casd e AEITA – Associação dos Engenheiros do ITA e ITAEx.”
O post diz ainda: “Muitas escolas de excelência como MIT, Cornell, Technion e IIT, replicaram seus modelos em outras cidades, e acredito que uma escola de engenharia com o modelo do ITA em Fortaleza seja viável, desde que encontremos as fontes de recursos, um modelo de desenvolvimento adequado ao estado do Ceará, parcerias com as universidades locais, bom modelo de gestão e pessoal motivado para desenvolver a iniciativa. Lembrando também que o ITA foi criado em modelo de hélice tríplice e com o Ceará não deveria ser diferente. Portanto, bastante integração precisa ser encontrada entre academia, governo e indústria (atual e futura esperada para a região). Se alguém tiver ideias e sugestões para este projeto, não hesite em enviar mensagem para mim diretamente.”
Em breve, a AEITA criará um canal oficial de comunicação para coletar as opiniões e sugestões de toda a comunidade, para que sejam repassadas de forma organizada e estruturada ao Reitor.
Voltar para as notícias